quarta-feira, 29 de maio de 2013

Vestuário chato e sóbrio... precisa?


O exercício da advocacia exige um estilo discreto e sóbrio, por isso tenho muito cuidado na hora de ousar em relação ao vestuário e aos acessórios. Na medida do possível, procuro quebrar um pouco a monotonia, mas sempre sem extravagância. Ocorre que há um motivo pelo qual devemos manter essa harmonia tediosa, e nem todos entendem, por isso hoje me deu vontade de postar a respeito disso.

O ambiente forense - ao menos na teoria - é um cenário de fundo para a garantia da Justiça e da cidadania. As partes envolvidas nesse trâmite são comunicadores que devem expressar da melhor forma possível o que entendem ser o direito, para que então haja uma decisão correta e imparcial. Qualquer erro de interpretação ou perda de informações pode comprometer o resultado dessa decisão.

O comunicador deve levar em consideração o público alvo para adequar a linguagem. A linguagem corporal é pouco utilizada nas ações em geral, e o foco está principalmente na fala, então toda a atenção está voltada para o ouvir. Qualquer elemento de distração pode acarretar a perda de uma informação imprescindível para o deslinde da questão.

Quando entro na sala de audiências e vejo o juiz ou um dos colegas advogados com um acessório inusitado, ou uma indumentária não condizente com o ambiente, isso tira a minha atenção, ainda que por alguns instantes. Imagine, durante a audiência, você estar falando e o juiz estar olhando para sua maquiagem exagerada, sua vestimenta inapropriada ou seu acessório destacado naquele fundo preto/cinza/marrom, feito para não ser visto?

A mesma coisa ocorre com os jornalistas. Eles querem passar uma notícia precisa e têm pouco tempo, então adequam toda a sua fala para se fazerem compreender. Se não estiverem vestidos, penteados e maquiados adequadamente, podem fazer com que o ouvinte perca alguma informação e não entenda toda a notícia.

Agora, se você entrar numa loja de cosméticos, não tem problema se a sombra exagerada da vendedora te chamar atenção. Ali, o objetivo foi alcançado!

Por esse motivo, não é frescura que você evite o salto 15, o óculos super-fashion, o terninho pink e o brinco cheio de penduricalhos. Apenas guarde para o momento apropriado... a não ser que seu objetivo seja, mesmo, tirar a atenção das partes para o que você tem a dizer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário