quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Não pode ser tão difícil!


O humorista Jerry Seinfeld disse uma vez que a vida é um jogo de tabuleiro e o advogado é o único que leu as instruções no fundo da caixa. É uma brincadeira com muita verdade: muitas pessoas desconhecem leis de seu interesse e pensam que tudo que envolve um documento precisa da leitura de um advogado. Entretanto, a maioria das pessoas só se lembra disso depois que assina o documento ou quando se torna trabalhoso obtê-lo.

Na verdade, o advogado pode e deve orientar seu cliente sobre questões extrajudiciais e sobre documentos em geral, mas o cidadão comum pode também facilmente resolver questões simples do dia a dia se perder algum tempo lendo integralmente os documentos que lhe são apresentados - e, eventualmente, buscando informações com o apresentante (ou até mesmo com um dicionário) acerca de tudo o quanto não compreende.

Falo de certidões cartorárias, requerimentos em órgãos públicos, contratos com concessionárias de telefonia, energia e água, dentre outros.

Criei este blog há alguns anos no sentido de auxiliar as pessoas a resolverem suas questões sem precisar litigar judicialmente - deixando de usar jargões jurídicos como "litigar judicialmente" e usando "entrar na Justiça" para facilitar o entendimento e simplificando a vida das pessoas.

Sou uma grande defensora da desburocratização dos órgãos públicos, especialmente do Judiciário, que com tantos ritos e solenidades afasta aqueles que mais precisam de sua atuação.

Espero encontrar mecanismos para atuar nesse sentido, e um deles é retomar as postagens no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário